domingo, 7 de abril de 2013

O que, afinal de contas, é o asm.js ?



Tenho visto muita gente na internet comentando sobre uma tal de "asm.js". Bateu curiosidade e resolvi dar uma olhada em o que vem a ser esta nova sequência de letras. Vamos lá.

Resumidamente, asm.js é um projeto de pesquisas do grupo/fundação(ou sei lá o que) Mozilla. Este projeto  tem como objetivo definir formalmente um subconjunto de Javascript extremamente otimizável para que compiladores como o Emscriptem ou Mandreel gerem código nele. 

Um subconjunto de Javascript que seja mais facilmente e fortemente otimizável é algo desejável. Hoje, a linguagem onipresente na internet é Javascript, e vários projetos de ferramentas são baseados em compiladores que geram código Javascript. Lembrando:
  • Google Web Toolkit (GWT) : Java -> Javascript
  • Pyjamas: Python -> Javascript
  • Clojurescript: Clojure -> Javascript
  • e por ai vai ...
Idéias interessantes têm sido aplicadas e os benchmarks mostram resultados promissores. O projeto tenta conseguir melhorias de performance com técnicas bem tradicionais como tipagem de dados. Além disso, acredito que o investimento do/da Mozilla nesta tecnologia seja bem justificável, já que eles têm, além do browser um novo sistema operacional para celulares.

Vale observar que mais uma vez estamos vendo iniciativas onde ferramentas/linguagens do modelo "dinâmico" de programação estão tentando incrementar performance através de tipagem de dados forte. Já comentei algo parecido neste blog: aqui

Saiba mais em http://asmjs.org/.


Nenhum comentário:

Postar um comentário